segunda-feira, 15 de abril de 2013

UNISO
Ensino a distância representa 15% das matrículas de graduação

|0 comentários
O aluno José Carlos Aguiar fez um ano e meio de especialização integralmente à distância (foto: André Santos)

José Carlos senta em uma cadeira e se debruça ritualisticamente sobre cadernos e livros. Presta atenção na explicação do professor enquanto registra a matéria do dia, já projetando o cumprimento de tarefas e anotando prazos de entrega para exercícios exigidos. Uma cena escolar aparentemente comum, não fosse o fato que seu professor está há mais de 95 quilômetros dele. Isso porque José é um dos 930 mil alunos brasileiros que estudam à distância, modalidade de ensino que atualmente representa 15% do total de matrículas para graduação no Brasil.

Com um batalhão de mais de 30 mil professores que atuam em Educação a Distância (Ead), o Censo Educa.Br de 2008 mostra que a oferta de cursos para graduação neste formato sofre, desde que foi implantado regularmente no início dos anos 2000, um crescimento de 90% a cada ano.

Confira a reportagem completa em http://jornalipanema.com.br/noticias/educacao/35791-ensino-a-distancia-representa-15-das-matriculas-de-graduacao

André Santos (AgênciaJor/Uniso)

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Gastronomia: Alunas da Uniso participam de evento internacional

|0 comentários

Aluna Emanuelle Reis em sua participação na edição de 2012 do evento (Foto: Alan Frazão)

As estudantes Emanuelle Reis e Silmeire Barisson, do curso de Gastronomia da Universidade de Sorocaba (Uniso), foram convidadas para compor a delegação brasileira no Concurso Jovem Chef no Gourmonde Equinoccial 2013,, evento gastronômico internacional realizado pela Associação de Restaurantes Gastronômicos das Américas (Aregala), que acontece de 17 a 21 de abril, em Quito, no Equador. 

O evento de gastronomia, hotelaria, turismo e negócios gourmet, realizado desde 2003, tem como objetivo difundir os valores turísticos, culturais e, principalmente, culinários de cada país. O concurso Jovem Chef promove e multiplica esses valores, dando aos jovens profissionais e estudantes a oportunidade de um reconhecimento internacional de seu conhecimento e criatividade. 

Convidada pelo chef Diego Silva Lehmann, presidente internacional da Aregala, a aluna Emanuelle, atualmente no último período do curso, destaca o reconhecimento que o convite trouxe. “É uma grande melhora na minha carreira profissional, um fator de diferença em meu currículo. É realmente uma mudança”. 

A aluna Silmeire, que cursa o terceiro período do curso, reforça sua representação na nova experiência, além do conhecimento adquirido. “É uma oportunidade valiosa de estar reunida com chefs internacionais de mais de 25 países e de ter a chance de conhecer mais um país, com sua cultura gastronômica e costumes.” 

A parceria entre a Aregala Internacional e a Aregala Brasil promove o Gourmonde Brasil, evento nacional que teve sua segunda edição realizada, em 2012, em São Roque, onde a estudante Emanuelle Reis foi finalista do concurso. 

Leonardo Moraes (AgênciaJor/Uniso)

sábado, 6 de abril de 2013

Hair Brasil 2013: Feira movimento mercado de beleza

|0 comentários
Hair Brasil espera público de 90 mil  visitantes

Que o brasileiro é vaidoso por natureza todo mundo sabe. O que poucos conhecem do Brasil é que ele já está sendo apontado como o segundo mercado de cosméticos mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a posição coloca o país como um gerador de renda no setor e de desenvolvimento para as grandes empresas produtoras de cosméticos. Essa realidade pode ser constatada na 12ª edição da Hair Brasil, a maior feira de Beleza, Cabelo e Estética da América Latina, realizada de 6 a 9 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo.

Segundo o coordenador do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Sorocaba (Uniso), professor Pedro Zille, a Hair Brasil tornou-se o maior ponto de encontro do negócio da beleza no país e na América Latina, gerando negócios e uma rede de trabalho que contribuem para o crescimento e profissionalização do setor. O professor visita a feira, neste domingo, 7, acompanhado por 150 estudantes e profissionais, com o objetivo de proporcionar a interação do grupo acadêmico com o mercado de trabalho. “O contato direto com profissionais da área e até mesmo empresas traz uma nova perspectivas aos estudantes”, destaca.

Confira a reportagem completa em http://www.jornalipanema.com.br/noticias/beleza/35487- hair-brasil-2013-feira-movimenta-o-mercado-de-beleza 

Giovanna Cruz e Isabela Pelarini (AgênciaJor/Uniso)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Encontro: Grupo promove conversações filosóficas entre jovens e adolescentes

|0 comentários
O Curso de Filosofia da Universidade de Sorocaba (Uniso) recebe, a partir de sábado (06), um grupo de estudos filosóficos destinado a jovens e adolescentes, com o intuito de despertar a investigação filosófica e promover o autoconhecimento a partir de experiências dos próprios participantes. Com apoio da Associação Educacional MOSAICO, os encontros serão realizados mensalmente, sempre no primeiro sábado do mês, no período da manhã, das 9h às 12h. 

Visando jovens e adolescentes da rede pública (estadual e municipal) e privada de ensino, além de alunos do curso de Filosofia da Uniso, na faixa etária abaixo dos 30 anos, o grupo também tem como objetivo identificar necessidades humanas em comum e trazê-las para discussão, propondo mudanças. Durante os encontros, serão eleitos temas de interesse dos participantes, propostos por eles mesmos, definidos a partir das experiências de cada um. Outro objetivo, a investigação filosófica despertará o interesse dos participantes a “aprender a duvidar”, com a contribuição do "Discurso do Método", do filósofo René Descartes. 

Segundo a coordenadora do grupo e professora de Filosofia e Sociologia, graduada pela Uniso, Jô Santos, o anseio é de que os estudos realizados tenham efeitos no próprio grupo, promovendo amadurecimento, integração e estímulo para ações diretas na sua postura de cidadão do mundo, sem fronteiras, autônomo, responsável e livre das amarras dos condicionamentos. O estudante e dançarino de Rap, Wellington Henrique Nogueira, também coordena o curso neste primeiro momento. A estrutura inicial do projeto é que haja uma coordenadoria itinerante, que em cada encontro sejam definidos novos coordenadores. 

O primeiro encontro será realizado na sala 101A, no bloco C, do Campus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba. A participação no grupo é totalmente gratuita e o número de vagas é limitado. Os materiais utilizados durante os encontros serão de responsabilidade do grupo. Mais informações sobre o projeto poderão ser obtidas pelo telefone (15)81191520. 



Leonardo Moraes - Agênciajor/Uniso

terça-feira, 2 de abril de 2013

Uniso oferece academia de musculação para comunidade externa

|0 comentários

O Núcleo de Esportes e Recreação da Universidade de Sorocaba (NERUS) disponibiliza a Academia de Musculação de Educação Corporal para a comunidade externa. O espaço, que já atende a comunidade acadêmica, proporciona as modalidades de musculação e exercícios cardiorrespiratórios, como esteira e bicicleta. Os interessados podem participar ainda da corrida diária, que acontece de segunda a sexta-feira, às 17h, no Campus Cidade Universitária. 

Localizada no térreo do Prédio Administrativo, na Cidade Universitária, a academia conta com dois instrutores, o professor Kléber Trevisam (37) e Lucas Francisco das Neves (23), que orientam os usuários do local, adequando suas necessidades e realizando o acompanhamento. O usuário Bernardo Ribeiro Balter, estudante do curso de Engenharia de Produção, destaca o auxílio dos instrutores no treino diário. “Venho treinar para aperfeiçoar meu condicionamento físico e melhorar meu bem-estar. Os instrutores auxiliam bastante no treino", diz. 

Trevisam, especialista em Fisiologia do Exercício, afirma que houve um grande aumento na procura por atividades físicas e alerta sobre os cuidados. “A academia é o ambiente mais seguro que se pode encontrar para realização desses exercícios, desde que você tenha o lugar adequado, o profissional qualificado e saiba respeitar os seus limites”. 

Com cerca de 70 usuários – 60% funcionários da Universidade - a academia possui, atualmente, quatro idosos participando de suas atividades, mas busca aumentar o público da faixa etária. O personal trainer Lucas Neves destaca a necessidade do fortalecimento muscular na terceira idade, devido às quedas, e os benefícios dos exercícios. “Hoje, vemos que os idosos que praticam esportes regularmente conseguem diminuir a medicação diária”. 

A academia funciona das 10h às 13h30min e das 15h às 19h, de segunda a sexta. O valor da mensalidade é de R$ 60. No ato da inscrição, para a comunidade acadêmica, é necessária apenas a apresentação de uma avaliação médica, atestando a capacidade física para a prática de exercícios. Para a comunidade externa, além da avaliação médica, também é obrigatória a apresentação de cópias do RG e do CPF. 

A Cidade Universitária fica na Rodovia Raposo Tavares, Km 92,5, Sorocaba. Mais informações pelo telefone (15) 2101-7001. 

Professor Kleber Trevisam




Ana Loriaga e Luisa Annunciato Lima Verde (AgênciaJor/Uniso)

quarta-feira, 27 de março de 2013

PAD promove encontro sobre aprimoramento de slides

|0 comentários

O Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD) abordou, na última terça-feira (26), o tema "Como criar slides mais objetivos e eficazes". A professora Carla Salles, mestra em Comunicação e Cultura pela Uniso, apresentou técnicas que contribuem para atrair a atenção dos alunos durante as aulas, através de slides aprimorados.

Durante a aula prática, realizada no Laboratório de Informática, Carla enfatizou a harmonia que é necessária em toda a apresentação para atrair os alunos. Segundo a professora, o slide é um suporte para a docência, pois o professor precisa de um suporte visual e sonoro para auxiliar em seu trabalho. 

Além da harmonia, a docente mostrou como lidar com a psicologia durante as aulas e o uso de um estilo atrativo com as cores, espaço e imagens entre os slides para reforçar o conteúdo e cativar os estudantes. 

O próximo encontro do PAD acontece em 30 de abril, das 14h às 17h, com o tema “A comunicação oral: A mídia primária e a construção de vínculos entre professor e alunos”, com a presença da professora doutora Míriam Cristina Carlos Silva, do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso. O encontro será no Anfiteatro da Biblioteca. Mais informações pelo email pad@uniso.br. 

Fernanda Atayde e Larissa Cirineo - AgênciaJor/Uniso





quarta-feira, 20 de março de 2013

Fotojornalismo: Estudantes visitam exposição sobre Revista “O Cruzeiro”

|0 comentários

Os estudantes de Jornalismo e Relações Públicas visitam a exposição “Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil”, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, nesta quinta-feira, 21. Os alunos vão acompanhados pelos professores Fernando Negrão, Andrea Sanhudo e Ana Piletti. 

A mostra, que tem como foco as décadas de 1940 e 1960, traz mais de 300 imagens e reportagens que revelam a história da principal revista ilustrada brasileira do século 20. 

Publicada semanalmente pelos Diários Associados, empresa de comunicação pertencente a Assis Chateaubriand, a revista O Cruzeiro foi lançada em 1928. Foi um dos mais influentes veículos de comunicação de massa que o país já conheceu. No início da década de 1940, incorporou o modelo da fotorreportagem, tornando-se pioneira na implantação do fotojornalismo no Brasil. 

Acordos com os estúdios de Hollywood facilitaram para que a revista estampasse estrelas de cinema em suas capas, ao mesmo tempo em que contratava fotógrafos do porte do antropólogo francês Pierre Verger (1902-1996), do francês Jean Manzon (1915-1990) e do brasileiro José Medeiros (1921-1990). 

Com curadoria de Helouise Costa e Sergio Burgi, a mostra dá destaque ao lado humanista da publicação, sem perder de vista suas relações com o poder e sua atitude nacionalista, típicas do modo de ação de Chateaubriand, retratadas por fotógrafos como Peter Scheier, Henri Ballot, Marcel Gautherot, Luciano Carneiro, Salomão Scliar, Indalécio Wanderley, Ed Keffel, Roberto Maia, Mário de Moraes, Eugênio Silva, Carlos Moskovics, Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto. 

AgênciaJor/Uniso




quinta-feira, 14 de março de 2013

Atlético busca reabilitação após derrota

|0 comentários

O Atlético Sorocaba, após a derrota para o Santos por 2 a 1, no Estádio Municipal Walter Ribeiro, no último domingo, 10, enfrenta a invicta Ponte Preta, de Campinas. O jogo acontece no Estádio Moisés Lucarelli, o “Majestoso”, às 18h30, neste domingo, 17. Na zona de rebaixamento em 17º lugar, com apenas nove pontos, o Galo precisa da vitória para não começar a se complicar no Campeonato Paulista.

Já a Ponte Preta vem de uma vitória contra o São Caetano por 3 a 1. No jogo, Ferrugem, volante da Macaca, sofreu uma entrada violenta de Danielzinho. A entrada resultou no rompimento dos ligamentos e no deslocamento das articulações do tornozelo esquerdo do jogador pontepretano.  O prazo estimado para a recuperação é de seis meses.

A torcida do Atlético Sorocaba pode comprar ingressos pela internet e também no “Majestoso”, na bilheteria de trás do estádio, na rua Afonso Pena. No local, a venda diária dos ingressos vai das 11h às 17h, e no dia do jogo, caso sobre, irá até o fim do primeiro tempo, comercializado somente no estádio.

Desempenho - Contra o Santos, o Atlético Sorocaba mostrou superioridade, fazendo um jogo de igual para igual, porém pecou nas finalizações e tomou dois gols santistas em dois contra-ataques logo no primeiro tempo.

As principais chances do Galo surgiram dos pés de Bruninho e Carlinhos pelo lado esquerdo, incomodando o lateral do Peixe, Bruno Peres. Logo no início do segundo tempo, Aos 3 minutos, Bruninho dá um belo passe para Tiago Marques, que aproveitou o cochilo da zaga santista e diminui o placar. Foi o gol mais bonito da partida, de cobertura em Rafael, goleiro do Santos que nasceu em Sorocaba. A ideia era de que o Atlético iria com tudo pra cima do time da baixada. Porém, após o gol, o jogo ficou equilibrado, com o Santos segurando a bola até o final. Mesmo assim os times tiveram chances de perigo.

As torcidas, que totalizaram 8.472 pagantes e renda de R$ 387.810, comemoraram o jogo, até porque dificilmente há uma partida desse nível em Sorocaba. Para Adriano Pereira, mestre de obras e torcedor do Santos, esta foi a primeira partida em que assistiu seu time de perto. “Na televisão, vemos de uma maneira muito diferente. Parece até que é ilusão. Aproveitei para ver este jogo, pois é uma oportunidade única, devida a má fase dos times sorocabanos”, conclui.

Lucas Spirim (AgênciaJor/Uniso)

sábado, 9 de março de 2013

Depois de oito anos, Galo recebe o Peixe no Walter Ribeiro

|0 comentários
Wagner Benazzi só pensa na vitória para manter o Atlético fora da zona de rebaixamento

Foto: Douglas Valle

Atlético Sorocaba e Santos voltam a se enfrentar depois de oito anos no estádio municipal Walter Ribeiro, em Sorocaba, neste domingo, 10, às 18h30. Para o Galo uma oportunidade de se manter fora da zona de rebaixamento, já que o time ocupa a 16º colocação no Campeonato Paulista com nove pontos em 10 jogos. Já o Santos busca afastar de vez a má fase. Nos últimos cinco jogos, o time venceu apenas um, foram dois empates com o Linense e o Corinthians, e duas derrotas para o Paulista e o Ponte Preta.

Na última vez que se enfrentaram, o Santos levou a melhor com um gol de Basílio aos 16 minutos do segundo tempo. A partida era válida pela segunda rodada do Paulistão de 2005.

Para o jogo deste domingo, o Peixe não vai contar com o atacante Neymar, que levou o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Corinthians, no último domingo (3), no Morumbi. 

A baixa não deve mudar muito o estilo de jogo do Galo.  O técnico Wagner Banazzi vai manter a equipe com três zagueiros para a partida, o que em momento algum é tratado como retranca pelo treinador atleticano. “Nós temos que respeitar o Santos, mas não podemos ter medo deles. Quando tivermos que defender, vamos defender. Mas na hora de atacar, o time vai com tudo para cima”, diz Benazzi.

Depois de uma semana com poucos trabalhos devido às fortes chuvas que caíram na cidade, o técnico acredita que o time tem muito a crescer na competição e não atribui os maus resultados a uma questão de sorte. Para o treinador, o Galo não tem conseguido sair na frente do placar e isso tem desestabilizado a equipe. “Se começarmos a sair na frente, o adversário vai sofrer um pouco para virar o jogo”, afirma.

Com o zagueiro Fábio Sanches entregue ao departamento médico, Murilo aparece como opção na zaga do Galo e o jogador espera fazer uma boa partida e, quem sabe, conquistar de vez a vaga de titular da equipe. Sobre o duelo com o ataque santista, o zagueiro avalia que sem Neymar o jogo pode ficar mais tranquilo para o Galo, mas a preocupação é a mesma. “Sabemos da qualidade dos jogadores do Santos. Todos com histórico de Seleção Brasileira. Isso aumenta nossa responsabilidade e vontade de fazer um bom trabalho”.

Wagner Benazzi não confirma, mas deve manter o time que venceu o Bragantino na última rodada, com isso a provável escalação vem com Marcelo Moretto, César, Murilo e Wellington, Edson Sitta, Da Silva , Gilberto, Bruninho e Marquinhos, Tiago Marques e Misael ( Carlinhos).

No Santos, sem o atacante Neymar, Muricy Ramalho vai escalar o jovem atacante Giva, destaque da equipe na Taça São Paulo de Futebol Junior. A dúvida fica por conta do lateral Léo que sentiu dores e não deve enfrentar o Galo.

A provável escalação do Peixe conta com Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Guilherme Santos ( Léo); Renê Junior, Arouca, Cícero e Montilho; Giva e Andre.

Ouça entrevista com o técnico do Atlético de Sorocaba, Wagner Benazzi:



Douglas Valle ( AgênciaJor/Uniso) 

Tatuí realiza exposição de arte em homenagem às mulheres

|0 comentários
A Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Tatuí promove, de 11 e 29 de março, uma exposição com o tema Mulher. A mostra é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A mostra, composta por quadros e fotografias, traz trabalhos de artistas plásticas da cidade, entre elas Carlota Franco, Raquel Fayad, Terezinha Pinto, Jacy Del Fiol, Roseli Rolim, Edite Mafes, Dan Fonazza, Ilza Eleoterio e Patrícia Maria.

As fotografias foram embasadas em momentos que, para as mulheres, são muito importantes em sua vida como o dia do seu casamento, sua gestação, seus filhos e lugares que fazem parte de sua essência. “O objetivo maior da exposição é uma homenagem para a vida das mulheres, para abrilhantar o evento e para não deixar passar esse momento, é uma justa homenagem às mulheres”, diz o diretor de Cultura de Tatuí, Rogério Miranda.

As obras estarão expostas na Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, localizada na Rua Santa Cruz, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 h. A entrada é franca.

Dança na praça - A Secretaria também promoveu, nesta sexta-feira, 8, espetáculos de dança, como o jazz “As Mágicas”, realizada pelo Clube de Campo de Tatuí, com orientação da professora de dança Juliana Machado de Campos. A apresentação faz parte do espetáculo Circo, realizado em maio de 2012.

A outra atração ficou por conta das meninas assistidas pelo projeto Lar Espaço Feliz, desenvolvido pelo Lar Donato Flores, que busca auxiliar meninas entre 7 e 24 anos com vulnerabilidade social, ensinando a elas informática, judô, canto, artes, artesanato, teatro, além de cursos profissionalizantes e dança.

As apresentações foram realizadas na Praça da Matriz, sob a orientação de Jorge Rizek, produtor cultural e de eventos, e contaram com a presença de funcionários da saúde que auxiliavam em testes preventivos.


Exposições e dança marcaram Dia da Mulher em Tatuí
Fotos: Rebeca Saroba

Rebeca Saroba (AgênciaJor/Uniso)

“Quarup para Mantovani” é destaque na Oficina Grande Otelo

|0 comentários
A Oficina Cultural Grande Otelo está com inscrições abertas para as atividades gratuitas que acontecem de março a junho, na sede da instituição, na Praça Frei Baraúna, Centro de Sorocaba.

O grande destaque da programação deste ano é o projeto especial “Quarup para Mantovani”, que homenageia Carlos Roberto Mantovani, artista multifacetado e personalidade cultural da cidade, morto há 10 anos. Os convidados para coordenar o projeto tiveram suas inspirações nos livros “Escritos Ordinários” e “Redundância”, que trazem poesias e fotos de obras de Mantovani.

Segundo a coordenadora da Oficina Grande Otelo, Bernadete Pacheco, os jovens de Sorocaba não conhecem Mantovani, por isso é importante mostrar suas obras e inspirá-los com elas.

A oficina “Desdobrando o Manto”, direcionada para atores amadores, bailarinos e músicos, será ministrada por Cleide Riva Campelo, professora e pesquisadora que dirige o grupo Tutu-Marambá – Pesquisas das Artes do Corpo, desde 2008.

Nas atividades, os alunos irão criar novos textos semióticos e artísticos por meio da linguagem da performance para ampliar as dobras das criações deixadas por Carlos Mantovani. As inscrições vão até 6 de abril e a seleção será feita a partir de carta de interesse e currículo. São 20 vagas e acontecerá às quartas-feiras, das 18h45 às 21h45, a partir de 10 de abril.

O resultado dessa oficina poderá ser visto na apresentação “O Manto Dobrado”, prevista para 7 de maio, às 20h, na própria sede da Grande Otelo. Além da oficina, a programação conta também com workshops de teatro e literatura, exibição do vídeo “Memória Mantovani” e um diálogo para discutir e refletir as obras de “Escritos Ordinários”.

Na Grande Otelo, estão expostas algumas obras e curiosidades sobre o artista. Para mais informações acesse o site www.oficinasculturais.org.br ou entre em contato pelos telefones (15) 3224-3377/ (15) 3232-9329.
Público pode conferir obra de Carlos Mantovani na Oficina Grande Otelo.
Fotos: Danielle Assis


Danielle Assis (AgênciaJor/Uniso)

Domingo no parque é pura diversão para crianças

|0 comentários
O Projeto Domingo no Parque oferece ao público infantil diversas oficinas, atividades, brincadeiras e passeios em família. A ação, que é desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba,  acontece todos os domingos, das 09h às 18h, na Praça Carlos Alberto de Souza, no Campolim.
Ana Curato, fisioterapeuta, diz que sempre que pode frequenta o projeto. “Gosto que meu filho tenha contato com a natureza, se divirta de maneira saudável e aproveite para liberar todas as energias”. A assistente de compras, Eliete Soares, afirma que fazer atividades ao ar livre faz bem ao seu filho. “O gostoso é ver meu filho correr, pular, tomar sol, ar puro e, principalmente, ter contato com outras crianças”.

Cerca de 300 crianças passam pelo projeto todos os domingos. Márcia Regina, monitora da oficina de pintura, relate que através da oficina descobriram novos talentos. “Muitas crianças que frequentam o projeto Domingo no Parque aproveitam para pintar os quadros. É uma forma de despertar o contato com as cores, obter auto confiança e criatividade. A pintura faz com que as crianças se descubram através das cores”.

E as crianças aprovam o projeto. “Sempre que venho ao parque, trago minha prima. Brincamos de pega-pega, esconde-esconde, pintamos, pulamos, é muito gostoso”, conta Maria Eduarda Barros, 10. “Quase todos os domingos participo das brincadeiras do projeto. É tanta atividade que dá vontade de ser criança para sempre”, brinca Marcos Soares, 7. 

O projeto Domindo no Parque oferece jogos, cama elástica, balão pula-pula e oficinas de pintura. Há também espaço para andar de bicicleta, redes para descansar depois de tanta brincadeira e uma feira com comidas e guloseimas. 

Fotos: Larissa Costa

Larissa Costa (AgênciaJor/Uniso)

sexta-feira, 8 de março de 2013

Isenção de multas adia votação da Lei dos Bares

|0 comentários
A votação da Lei dos Bares pelos vereadores de Sorocaba, que deveria acontecer na última terça-feira, 5, foi adiada em razão da apresentação de um outro projeto que isenta os donos de bares e casas noturnas de multas, gerando discussões acaloradas na Câmara Municipal. O vereador Fernando Dini (PMDB) apresentou um substitutivo que mantêm o prazo de 31 de março para que os comerciantes entrem com pedido de regularização, incluindo neste a isenção das multas.

Dini justificou sua proposta dizendo que é favorável aos comerciantes. Segundo ele, o substitutivo vem ao encontro da principal preocupação dessas pessoas que é a aplicação da multa pela irregularidade. “Todos os estabelecimentos que procurarem a fiscalização até 31 de março estarão ilesos da multa desde que apresentem todos os documentos, exceto aqueles pertinentes à prefeitura e ao Corpo de Bombeiros.”

A Lei dos Bares regulamenta o funcionamento de estabelecimentos comerciais no período da noite. Ela exige que o local tenha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, licença de funcionamento emitida pela Vigilância Sanitária, laudo comprovando tratamento acústico e inscrição municipal. Fernando Dini disse também que os comerciantes devem mostrar interesse em se regulamentar. Conforme dados apresentados por Dini, dos 2.600 estabelecimentos do gênero na cidade, somente 73 estão regulares.

O vereador Marinho Marte (PPS) ficou exaltado com o substitutivo do colega de casa. Ele, juntamente com o vereador Izídio de Brito (PT), tinham apresentado emendas que estendiam o prazo de regularização dos bares e casas noturnas para agosto e novembro, respectivamente. Marte, Brito, Dini e Rodrigo Manga (PP) ouviram as declarações dos manifestantes presentes e tentaram articular uma solução para o entrave.

Por fim, o vereador Anselmo Neto (PP) declarou que a emenda de Marinho Marte é inconstitucional, já que ela prevê o cancelamento das multas aplicadas e que o substitutivo de Fernando Dini está dentro da constitucionalidade ao isentar os comerciantes da autuação.

Ouça a proposta do vereador Fernando Dini (PMDB):


Veradores se enfrentam em sessão na Câmara de Sorocaba
Fotos: Elias Arcanjo

Elias Arcanjo (AgênciaJor/Uniso)

Grupo Instrumental Sorocabano apresenta primeiro CD

|0 comentários
Foto: Divulgação.

O músico e compositor André Marques, junto a cinco instrumentistas, apresentou seu primeiro CD “Sexteto”, na ultima quinta-feira (07), no espaço teatral do SESC, em Sorocaba. A realização deste álbum foi contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc). O grupo é composto por Marques (piano e teclado), Marcel Bottaro (contrabaixo), Márcio Correa (bateria), Guilherme Fanti (guitarra), Raphael Sampaio (trompete) e Eloy Porto (trombone e voz).

O público pode acompanhar as referências culturais da catira, frevo, ciranda, toada, baião, jongo, entre outros ritmos. O grupo trouxe 11 canções novas, com 10 composições de André Marques e a valsa-choro “Desvairada” do músico Garoto.

O Sexteto se formou em 2011, em Sorocaba. Segundo Marques, o objetivo agora é levar o repertório para apresentações em todo o país . “Temos tido uma boa aceitação do público, por isso é importante divulgar esse novo trabalho”, conclui Marques.

André Marques, que começou sua carreia aos 11 anos, já teve participações ao lado de grandes nomes da música como o próprio Hermeto Pascoal e grupo, Natan Marques, Arismar do Espírito Santo, Jane Duboc, Luciana Souza, Roberto Sion, Arrigo Barnabé, Renato Teixeira, Yamandú Costa, Danilo Caymmi , Dominguinhos , Elza Soares , Heraldo do Monte, Hamilton de Holanda, entre outros.

Para conhecer a obra de Andre Marques acesse http://www.andremarques.mus.br/

Amanda Cristina de Camargo (AgênciaJor/Uniso)

terça-feira, 5 de março de 2013

Esquadrilha da Fumaça encerra as comemorações dos 403 anos de Itu

|0 comentários
A apresentação do Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA), conhecida como Esquadrilha da Fumaça, no último domingo (03), realizada no Kartódromo Arena Schincariol, encerrou a programação de eventos para a comemoração dos 403 anos de Itu. Eduardo Gozzano, diretor do Kartódromo informou, através da assessoria de imprensa, que todas as expectativas foram superadas, movimentando cerca de 40 mil pessoas, o dobro do esperado pela organização. O evento contou ainda com apresentações de drift, baterias de kart e exposição de carros antigos.

O Sargento Cardoso, membro da EDA, que se identificou apenas pelo nome militar, diz que a Esquadrilha da Fumaça se apresenta 12 vezes no mês, com sete pilotos. Porém, a equipe completa conta com 13 pilotos (sendo dois para cada posição e um único líder), 25 “anjos da guarda”, como são conhecidos os mecânicos, uma médica, dois oficiais de comunicação e 15 auxiliares (entre cabos e soldados).

A equipe é toda da Força Aérea Brasileira (FAB) e seus membros são selecionados a cada quatro anos para participar da Esquadrilha da Fumaça, período em que ficam dedicados apenas a essa atividade, para depois voltarem a servir à FAB. Cardoso comenta que essa é uma vantagem, pois dessa forma há um revezamento e é dada a oportunidade a outros pilotos de integrar a Esquadrilha.

Conforme o sargento, a EDA trabalha com o avião T27 Tucano, mas ainda em 2013 trocará toda a frota pelo A29 Super Tucano, ambos de fabricação da Embraer.

Para o público presente, a apresentação rendeu elogios. A servidora pública Helena Silveira, 54, acompanha a Esquadrilha há mais de 20 anos e quando surgiu essa admiração tinha os filhos ainda pequenos. Mas crescendo juntos com as histórias dessa paixão, Ana Paula, 27, e seu irmão José, 24, acompanham a mãe até hoje. Basta a Esquadrilha se apresentar, e os três já se organizam para garantir o melhor lugar na apresentação dos brasileiros que dão orgulho ao país. “É sempre tirar o fôlego”, define Helena.

Fotos: Isabela Garcia

Isabela Garcia (AgênciaJor/Uniso)

sexta-feira, 1 de março de 2013

Comunicação e cultura: Pesquisa aponta influência do cinema no culto ao corpo

|0 comentários
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura apresentou, nesta quarta- feira, 27, a dissertação “Cinema e o culto ao corpo: Rambo e Capitão América como personal trainers”, do pós-graduando Alexandre Jordão. A banca examinadora foi composta pelo professor doutor José Soares Gatti Junior (Universidade Federal de Santa Catarina), professor doutor Wilton Garcia Sobrinho (Uniso) e o orientador, professor doutor Mauricio Reinaldo Garcia (Uniso).

Na dissertação, Alexandre Jordão, licenciado em Educação Física, aborda como a cultura ao corpo masculino foi propagada através da narrativa do cinema, analisando filmes como “Rambo”, dirigido e interpretado por Sylvester Stallone, e “Capitão América”, interpretado por Chris Evans. “O corpo é um espetáculo”, diz o pós- graduando, que aponta que desde os primórdios na Grécia antiga o homem já usava seu corpo para chamar a atenção, em busca da perfeição e da beleza.

Com referência nas teorias de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin, Jordão defendeu que o estereótipo é um produto da mídia, mesmo em relação ao corpo do homem. “As pessoas, atualmente, se habituaram ao trabalho para exercer o poder de consumo, e esqueceram do conteúdo e da reflexão que é justamente o que o cinema nos proporciona”, completa.

A dissertação “Cinema e o culto ao corpo: Rambo e Capitão América como personal trainers” estará disponível na Biblioteca Central, do Campus Cidade Universitária, em 30 dias.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura funciona no Campus Cidade Universitária, de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Outras informações pelos telefones (15) 2101-7104/7102, ou e-mail comunicacao.cultura@uniso.br.

Larissa Cirineo Rodrigues (AgênciaJor/Uniso)