segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Exposição de fotojornalismo permanece na biblioteca até sexta-feira

|0 comentários

Ana Paula Yabiku ao lado da foto "Domínio" (Felipe Citadini / AgênciaJor / Uniso) 

A 3ª Exposição “As Imagens do Cruzeiro Resplandecem”, uma produção dos repórteres fotográficos do jornal Cruzeiro do Sul, permanece até sexta-feira (4), na Biblioteca Central da Cidade Universitária. Com 10 painéis feitos em papelão utilizado para proteger as chapas de impressão do jornal, a mostra traz o trabalho de repórteres fotográficos como Erick Pinheiro, Fábio Rogério, Aldo Silva e Luiz Setti, que registram o cotidiano da cidade.

Para a estudante Ana Paula Yabiku, do segundo período de Jornalismo e estagiária na redação do jornal Cruzeiro do Sul, a foto que chamou sua atenção foi “Domínio”, realizada no projeto Bola da Vez, no bairro Vila Nova, em Sorocaba, durante uma partida de futebol. 

Já Matheus Dantas, também estudante do segundo período de Jornalismo, ficou admirado com a ideia de utilizar materiais recicláveis para uma exposição de fotos e achou inusitada uma foto de Erick Pinheiro, sobre a Esquadrilha da Fumaça, com o título “Evoluções”. “Se fosse um segundo mais tarde, ele não teria conseguido essa imagem”, afirma o estudante.

Confira mais fotos: (clique para ampliar)


Felipe Modesto Citadini (AgênciaJor)

Jornalista precisa ler e pensar para escrever bem

|0 comentários
“O bom jornalista escreve bem. Quem sabe escreve também lê e pensa bem”, diz Eduardo Santinon, editor chefe da editoria “Cidades”, do jornal “Cruzeiro do Sul”. A dica foi passada aos estudantes do segundo período de Jornalismo que estiveram visitando a redação do veículo, na última terça-feira, 25, acompanhados pelo professor Julio Cesar Gonçalves.

Para Santinon, a técnica não é o diferencial para o jornalista, mas o conhecimento. “É preciso saber ler as entrelinhas, escrever, como escrever e para quem escrever. Muitos jornalistas não sabem passar as informações ao leitor”, alerta o editor, que destaca a visita já como uma busca pelo esse diferencial. “Esse tipo de atividade aproxima os estudantes do dia a dia do profissional, que é bem diferente da rotina de sala de aula. Na redação, por exemplo, temos apenas 20 minutos para editar a notícia e enviar para a paginação. É um trabalho em equipe”, ressalta.

Na redação, os estudantes acompanharam, ainda, a edição e tratamento de imagens. Ana Carolina Jacob, editora de Fotografia do jornal “Cruzeiro do Sul”, mostrou o banco de imagens do jornal e o processo de edição. “No começo, algumas fotos me chocavam, mas agora já estou acostumada”, conta Ana Carolina.

Já para a estudante Janaina de Almeida Brabo, 22, foi o arquivo de imagens que mais lhe chamou a atenção. “São imagens realmente lindas", declara a estudante. Vagner Pereira Santos, 22, que havia visitado o jornal em outra ocasião, deu destaque à organização dos processos e trabalho da equipe. EGlaucia Santos, 20, conta que gostou de conhecer a redação, do trabalho em equipe. “Imaginei que fosse tudo feito individualmente. 

A visita ao “Cruzeiro do Sul” fez parte da programação da Semana de Jornalismo da Uniso, em parceria com a Associação Sorocabana de Imprensa, e do Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação da Uniso, que aconteceu entre 25 e 28 de outubro, no Campus Cidade Universitária.

Confira fotos da visita ao Cruzeiro do Sul: (clique para ampliar)



Nátaly Marques, Glaucia Santos, Eduardo Cassola e Janaina Brabo (AgênciaJor/Uniso)
Colaboração: Gabriela e Jessica Antunes, Marcelo Antonio Cunha, Thaís Hipólito Gomes e Vagner Pereira Santos


Matérias relacionadas:

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Oficinas de Jornalismo trazem profissionais à Universidade

|0 comentários
Lucas Pedrozo (Band) em oficina de Radiojornalismo

A Semana de Jornalismo da Uniso, em parceria com a Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), encerra o ciclo de oficinas, nesta sexta-feira (28), com o tema “Elementos gráficos”. São duas oficinas em fotografia, com a participação de Aldo Valério da Silva, editor de imagem, e do repórter fotográfico Pedro Negrão, ambos do jornal Cruzeiro do Sul. Daniel Guedes vem para apresentar o mercado e tecnologias em planejamento gráfico; e Jorge Palu Garcia, em tratamento de imagem. 

Na terça-feira (25), estiveram na Universidade o editor do Jornal Ipanema e Rádio Jovem Pan, Urbano Martins; o editor do jornal Cruzeiro do Sul, Eduardo Santinon; e Daniela Custódio, chefe de reportagem do jornal Diário de Sorocaba. Martins, que completou 25 anos de profissão neste ano, tem tradição no meio radiofônico da cidade. Há oito anos, está à frente da edição do tablóide impresso Jornal Ipanema. Os profissionais relataram aos estudantes sobre o cotidiano em uma redação, a relação com os fatos e quando estes se tornam notícias, a edição de matérias e a ética profissional. 

As oficinas sobre meios eletrônicos, na quarta-feira (26), com a participação de Cíntia Gasques e Carla Monte Rey, editoras e apresentadoras da TV SBT/Sorocaba, que destacaram a importância da produção na realização de um telejornal. Jonatas rosa, editor do Portal Ipanema, que demonstrou as ferramentas utilizadas no jornalismo online e a velocidade da notícia no ambiente da web. Já o editor e apresentador da Rádio Band, Lucas Pedrozo, apresentou “A Hora do Esporte” ao vivo, diretamente do estúdio de Rádio do Laboratório de Comunicação da Uniso. 

Na manhã desta quinta-feira, os estudantes puderam acompanhar o trabalho de assessores de imprensa. Sandra Vergilli, em assessoria empresarial; Renato Monteiro, em assessoria política; e Lincoln Salazar, em assessoria institucional. Salazar é oficial de Imprensa da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba. 

Segundo a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Katy Nassar, as oficinas são uma grande oportunidade para os estudantes conhecerem o mercado de trabalho jornalístico da região e entenderem as mais diversas funções que podem assumir em meio de comunicação. Para o estudante Emilio Botta, 23, as oficinas ajudam na escolha por uma área no Jornalismo. Christian Rafael, 18, diz que receber os profissionais na Uniso é uma forma de identificar os desafios numa carreira e as rotina de cada veículo. A

Semana de Jornalismo da Uniso/ASI integra ao Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação da Uniso, que termina nesta sexta-feira (28), com escolha do tema para o encontro de 2012. 

Outras informações pelo telefone 2101-7056.

Confira mais fotos (clique para ampliar)


AgênciaJor/Uniso


Matérias relacionadas:

Gabinete de Leitura é palco de contação de histórias

|0 comentários
A animação ficou por conta de Zé Bocca no período da manhã (Foto por: Jomar Bellini)

O Gabinete de Leitura Sorocabano foi palco, nesta quinta-feira (27), de duas sessões de contação de histórias com os artistas Zé Bocca e Márcia Nicolau (Palhaço Coração) para aproximadamente 200 crianças, de 1ª e 4ª série da Escola Estadual Visconde de Porto Seguro. O evento é uma forma de trazer as novas gerações para a instituição, fundada em 1867.

“O hábito da leitura faz viajar e conhecer através dos livros”, frisa Valéria Barros, integrante da comissão cultural do Gabinete, que deixou um convite às crianças e seus pais para visitarem a instituição. “Através da educação, vamos construir um país melhor”, complementa. Ao final da contação, quando perguntadas se gostaram do que viram, as crianças – e os professores – responderam prontamente com um sonoro ‘sim’. “Adorei. Foi bastante interativo”, descreve a professora Janete Jacob.

Para a educadora, que já trabalhou no Gabinete, o espaço faz parte da história de Sorocaba, e por isso deve ser apresentado às crianças. “É um incentivo à leitura”, classifica a professora Marli Pageato.

Antes da contação, as crianças conheceram um pouco da história do Gabinete. Na parte da manhã, quem conduziu o público para uma viagem lúdica foi Zé Bocca, que contou histórias envolvendo bichos. “Quase todos já tivemos nossos sonos embalados por fadas, bruxas, sapos, princesas e outros seres”. À tarde, a jornalista Márcia Nicolau deixou o tom sério de lado e se transformou no Palhaço Coração. “As crianças carregam para a vida toda as atividades em que saem da sala de aula e vão respirar literatura”, garante.

O Gabinete de Leitura está localizado no Centro de Sorocaba, na Praça Coronel Fernando Prestes, 27. A visitação é gratuita e para ficar sócio basta fazer um pequeno cadastro e pagar uma taxa mensal de R$ 16. Mais informações pelo telefone (15) 3232-0768.

Confira fotos do evento: (clique para ampliar)


Texto: Eric Mantuan
Fotos: Jomar Bellini

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Debate sobre existência e realidade encerra Semana de Filosofia

|0 comentários
Semana de Filosofia
Professor André Luiz Sueiro

A Semana de Filosofia, com o tema “Ser e a existência”, terminou nesta quinta-feira (27), com a palestra “Duração e Existência em Bergson”, ministrada pelo professor Benedito Cirino, da Uniso. O evento contou ainda com a participação de estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Rubens de Faria e Souza e do curso de Psicologia da Universidade Paulista (Unip).

As atividades foram divididas em duas partes. Primeiro, o professor fez uma breve introdução de Filosofia, com o objetivo de apresentar a situação em que aparece o pensamento do filósofo francês Henri Bergson. Num segundo momento, Cirino apontou os limites do pensamento pós-Kantiano e a proposição filosófica bergsoniana para a necessidade de uma revisão metodológica em Filosofia.

Segundo o professor, Bergson objetiva mostrar a disparidade entre tempo real (duração) e tempo abstrato (racional). “A intenção, com isso, é ampliar a compreensão sobre a temática da existência. Um dos problemas comuns em relação à existência é a forma como as pessoas entendem a realidade. Elas pegam partes desta realidade e compreendem como se fosse um todo”, destacou Cirino. Ele explicou ainda que Bergson convida a um esforço intelectual em busca da compreensão total da realidade em si.

 Existência em Heidegger - Na quarta-feira, 26, o professor André Luiz Sueiro, proferiu a palestra “A Constituição Hermenêutica da Existência em Heidegger”.

 Sueiro abordou a relação entre o ser e a existência na perspectiva do filósofo alemão Heidegger, que descreve que o ser humano não é estático como aparece na metafísica clássica. Em Heidegger, este ser na verdade é um “sendo” que se faz durante a sua existência. A contribuição do filósofo está em reforçar o método fenomenológico como o meio mais adequado para a compreensão do ser humano contemporâneo.

AgênciaJor/Uniso


Mais fotos (clique para ampliar)



Matéria relacionada:

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estudantes debatem texto de Jean-Paul Sartre

|0 comentários
Semana de Filosofia

O professor Alex Villas Boas (PUCSP) ministrou a palestra sobre Jean-Paul Sartre na Semana de Filosofia

A Semana de Filosofia, com o tema “Ser e a existência”, teve início nesta terça-feira, 25, no Anfiteatro da Biblioteca da Cidade Universitária.

Os estudantes reuniram-se para uma Oficina de Leitura, quando debateram o texto “O que é a Literatura?”, publicado em 1948, por Jean-Paul Sartre. Na obra, o filósofo francês aborda sobre a relação do ser, ao que se refere ao problema da existência, e o ser escritor. Aponta, ainda, a intenção de um autor ao expressar no formato literário a relação entre realidade e ser, e busca a compreensão do contato da consciência e realidade.

Segundo o professor Benedito Cirino, do Curso de Filosofia, a leitura do texto de Sartre pelos alunos se justifica pelo filósofo francês ser um expoente da Filosofia Contemporânea e apresentar um estudo sobre ética.

A discussão sobre o texto foi complementada pela palestra “Sartre e a Poética do Nada”, ministrada pelo professor Alex Villas Boas, da PUCSP, e egresso do curso de Filosofia da Uniso. Para o professor, Sartre é importante em medida que nos convida a pensar em profundidade sobre tudo o que não está visível na realidade, mas que determina as relações éticas e morais.

Nesta quarta-feira, 26, a Semana de Filosofia recebe o professor André Luiz Sueiro, com o tema “A Constituição Hermenêutica da Existência em Heidegger”, na sala 301, do Bloco D. E na quinta-feira, 27, o professor Benedito Cirino aborda sobre a “Duração e Existência em Bergson”, no Anfiteatro da Biblioteca. 

Mais informações pelo telefone 2101-7056.

AgênciaJor/Uniso

“Cruzeiro do Sul” abre as portas aos portadores de necessidades especiais

|0 comentários
Emerson Soares, auxiliar de editoração gráfica no jornal Cruzeiro do Sul

A oportunidade de trabalho dada aos deficientes físicos é uma das principais ações que contribuem para a inclusão digital e a valorização dos mesmos. O jornal “Cruzeiro do Sul” é uma dessas empresas que abrem as portas aos portadores de necessidades especiais, integrando-os ao seu quadro de funcionários.

Entre esses trabalhadores, está o auxiliar de editoração gráfica, Emerson de Godói Soares. Cadeirante, ele está na empresa desde 2001, quando iniciou como estagiário, assumindo o cargo no ano seguinte. Atualmente, diversas funções são exercidas por ele, mostrando que a cadeira de rodas não o impossibilita de fazer o que gosta. “Aqui, publico o jornal digital, restauro os jornais antigos – já são 108 anos de arquivos digitalizados -, e faço o monitoramento das visitas escolares”, conta Soares, que trabalha, ainda, como fotógrafo.

Segundo o auxiliar, ele nunca sofreu qualquer tipo de preconceito e consegue vencer as dificuldades que lhe aparece, contando com a ajuda das adaptações que o jornal proporcionou após reformas, deixando tudo mais acessível. “Aprendi que nada é impossível, mesmo se a pessoa possui alguma necessidade especial. Aqui, consegui uma grande bagagem profissional, e mesmo se algum dia eu sair desse emprego, certamente terei outras oportunidades para trabalhar em gráficas ou com fotos”, destaca Soares.

Ele foi um dos funcionários que receberam os estudantes do segundo período de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) em visita ao Parque Gráfico do “Cruzeiro do Sul, no último dia 25. A atividade foi acompanhada pelo professor Julio Cesar Gonçalves e integra a Semana de Jornalismo da Uniso, em parceria com a Associação Sorocabana de Imprensa. O evento é paralelo ao Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação da Uniso, encerra nesta sexta-feira, 28, às 19h, no Campus Cidade Universitária. 

 José Carlos Neto Talarico (AgênciaJor/Uniso)


Matérias relacionadas:

Estudantes acompanham produção do caderno “Cruzeirinho”

|0 comentários


Jornal é revisado para eliminar possíveis exemplares com defeito (Foto por: Alexandre Machado / AgênciaJor / Uniso)

Os estudantes do segundo período de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso), que, na última terça-feira, 25, visitaram o Parque Gráfico do jornal “Cruzeiro do Sul” puderam acompanhar a impressão da edição do próximo domingo do caderno “Cruzeirinho”.

O chefe do tratamento de imagens, Joel Ruas salientou a importância do Computer-to- Plate (CTP) durante o processo de composição dos exemplares. “Antigamente, o jornal ficava pronto após um período muito longo com o fotolito. Hoje, o CTP permite que o jornal, em uma hora e 40 minutos, esteja impresso.” Para ele, a nova tecnologia trouxe ganhos ao processo de impressão. “O uso dos fotolitos era ruim em todos os aspectos, seja estético ou econômicos”, diz Ruas.

Para o supervisor de produção Dino Cesar, 41, funcionário há 25 anos na Fundação Ubaldino do Amaral, o CTP foi uma ‘mão na roda’ para a todos. Ele relembra a chegada do maquinário há cinco anos, e aponta como vantagem a agilidade no processo tanto para a edição do jornal quanto para a produção.

Os estudantes encontraram, ainda, Eduardo do Rego, representante da empresa belga AGFA, fabricante das chapas que servem de "molde" para as páginas do jornal e do CTP. "Com as máquinas novas, a produção ganha em tempo, porque tem a capacidade de imprimir cerca de 68 chapas por hora. A antiga fazia apenas 20", explica Rego.

Memória - O jornal “Cruzeiro do Sul” foi fundado em 12 de junho de 1903, pelos irmãos Joaquim Firmino de Camargo Pires e irmão João Clímaco. Como o jornal ainda estava no começo, possuía apenas quatro páginas e circulava duas vezes por semana.

Em 1936, o jornal muda novamente de dono e é adquirido por Ignácio da Silva Rocha e Carlos Correia, que promovem melhorias. Em 1940, Orlando da Silva Freitas, diretor da Rádio Clube de Sorocaba, compra o jornal e inicia um profundo processo de modernização gráfica.

Desde 1965, o jornal é mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral. Na época, o Cruzeiro passou por um processo de modernização da empresa, passando a ser uma entidade sem fins lucrativos. Na redação e no parque gráfico do jornal havia apenas uma impressora Europa, um derretedor de chumbo e máquinas de escrever. Com a nova administração, o veículo ganhou uma impressora Offset. As páginas eram montadas em chapas, passadas para uma folha de papelão para depois ser impressas na folha de jornal comum.

Hoje, utilizam a impressão Full Color em todas os cadernos, o que não necessita de um processo de pré-impressão. O conteúdo do jornal é impresso diretamente, o que possibilita alterações e correções a cada tiragem. Para Joel Juans, funcionário do parque gráfico do jornal há 18 anos, os novos equipamentos deixaram a produção mais rápida. “Dependendo do dia, como nas sextas- feiras, produzimos 130 exemplares em apenas quatro minutos.”

Na atividade, organizada pelo professor Julio Cesar Gonçalves, os estudantes conheceram também a miniredação do jornal, onde produziram um jornal fictício com as fotos do encontro. A visita ao “Cruzeiro do Sul” fez parte da programação da Semana de Jornalismo da Uniso, em parceria com a Associação Sorocabana de Imprensa, e do Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação da Uniso, que se encerra nesta sexta-feira, 28, às 19h, no Campus Cidade Universitária.

Confira mais fotos da visita (clique para ampliar)


Alexandre Domingues Machado, Eduardo Cassola e Claudia Guimarães 

Colaboração: Jardel Domingues, Marcelo Rolim, Marcelo Antonio Cunha, Thaís Hipólito Gomes, Vagner Pereira Santos e Laís Furquim 

AgênciaJor/Uniso

Matérias relacionadas:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Evento promove debate sobre Comunicação Integrada

|0 comentários
Reitor, coordenadores e presidente da ASI

Os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas deram início, na terça-feira (25), ao Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação da Uniso com a presença do professor doutor Laan Mendes de Barros, o professor Rodrigo Pimenta e a publicitária Adriana Molari, que formaram a mesa redonda “Comunicação Integrada”. A mediação foi do jornalista Lincoln Salazar, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba. A abertura do evento contou ainda com a presença do reitor, professor doutor Fernando Del Fiol, que destacou as ações dos cursos de Comunicação na Universidade, e de Renato Monteiro, presidente da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI).

O editor do Jornal Ipanema e Rádio Jovem Pan, Urbano Martins, representando os diretores do Sistema Ipanema, Juliana e Francisco Pagliato, recebeu uma placa pela passagem dos 10 anos de atividades do impresso em Sorocaba. A homenagem foi prestada pelo curso de Jornalismo e pela Uniso. 

Reflexão - Laan Mendes de Barros, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), abordou a importância da formação humanística para os estudantes de Comunicação. Para o professor, um profissional bem preparado é aquele que lê, consegue pensar sobre suas ações e reflete sobre as informações. 

Já o professor Rodrigo Pimenta, relações públicas da Secretaria do Estado de Educação e diretor de Relações Públicas da Associação Brasileira de Relações Públicas de São Paulo (ABRP), destacou o planejamento como essencial às atividades profissionais. Segundo Pimenta, as ações em relações públicas na construção e consolidação da imagem de uma instituição são fundamentais. “Mas para essas ações serão positivas é preciso integrar e estimular a participação de todos os envolvidos em uma organização”, afirmou Pimenta. 

A publicitária Adriana Molari, gerente de mídia da agência digital ID\TBWA, de São Paulo, enfatizou a importância do mundo digital e globalizado, no qual a publicidade vem crescendo e ganhando espaço. “Hoje uma campanha offline (veículos tradicionais, como rádio, televisão e impressos) ganha força com a campanha online (internet). A agência ID/TBWA é especializada em campanhas publicitárias voltadas a web, ganhando destaque com a criação “ Pôneis Malditos”, para a Nissan. Para Adriana, as Redes Sociais também merecem reconhecimento pelos profissionais, pois funcionam como termômetro para avaliação de posicionamento de marcas e produtos. 

O evento prossegue até sexta-feira (28), quando será divulgado o tema para o Congresso de Comunicação da Uniso, a ser realizado em 2012. Mais informações pelo telefone 2101-7056.


AgênciaJor/Uniso

Estudantes de jornalismo visitam jornal Cruzeiro do Sul

|0 comentários
Alunos de Jornalismo e o professor Julio Cesar Gonçalves, ao centro (Foto por: Adones Jesus Ferreira / AgênciaJor / Uniso)

Um grupo de estudantes do segundo período do curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) visitou, nesta terça-feira, dia 25, as instalações do jornal “Cruzeiro do Sul”. A visita, organizada pelo professor Julio Cesar Gonçalves, fez parte da programação do Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação Uniso e da Semana de Jornalismo/Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), que segue até sexta- feira, 28.

No jornal, os estudantes foram recebidos pela secretária de Redação, Débora Bertoni. Antes de conhecer os setores de produção jornalística, o grupo assistiu ao vídeo institucional, produzido pela TV Cruzeiro do Sul, que conta a história do jornal.

O editor Eduardo Santinon apresentou aos estudantes a redação do Cruzeiro do Sul, que conta com 60 profissionais, entre repórteres, fotógrafos e diagramadores. Santinon ressaltou a importância do diploma para o exercício do Jornalismo, mas fez um alerta: “Contratamos apenas jornalistas com diploma, mas só o canudo não é suficiente para qualificarmos o bom profissional. O jornalista tem que saber ler, escrever e pensar”.

No Parque Gráfico da Fundação Ubaldino do Amaral – mantenedora do Cruzeiro do Sul-, o grupo acompanhou o processo funcional da revelação através do CTP (Computer To Place) até a impressão final da edição. O responsável pelo setor de revelação e tratamento de imagem, Joel Ruas, explicou que os arquivos – páginas - são convertidos em PDF e, em seguida, enviados às maquinas de CTP e depois para a impressão. Ele e sua equipe de técnicos operacionais revelam em média 130 chapas de alumínio por dia. O jornal “Cruzeiro do Sul” tem uma tiragem diária de 30 mil exemplares.

O supervisor de Produção, Dino Silvio, com 25 anos de casa, falou sobre a modernização do Parque Gráfico do jornal e explicou sobre a nova impressora CityLine – equipamento indiano com tecnologia alemã -, adquirida pela fundação e que está operando desde janeiro de 2011. “Modernizamos o processo de impressão e melhoramos a qualidade gráfica do jornal”, ressaltou.

Para o estudante Eduardo Cassola, 23, a visita proporcionou uma complementação de ensino à sua futura carreira. “Conhecemos na prática aquilo que aprendemos em sala de aula. Foi uma experiência importante para a nossa profissão.” 

Mais fotos (clique para ampliar)


Francisco Lino 
Colaboração: Ana Diniz, Danilo Granado, Danilo Corrêa e Nilton Júnior 
(AgênciaJor/Uniso)

Matérias relacionadas

Urbano Martins fala sobre carreira e produção jornalística

|0 comentários


O Jornalista Urbano Martins recebe homenagem pelos 10 anos do Jornal Ipanema

A Oficina em Jornalismo Impresso, ministrada por Urbano Martins, editor do Jornal Ipanema e da Rádio Jovem Pan, na manhã de terça-feira (25), abordou temas de diversas áreas do jornalismo: do impresso à web. A Atividade integra a Semana de Jornalismo da Universidade de Sorocaba, em parceria com a Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), evento paralelo ao Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação da Uniso. 

Martins apontou as diferenças entre um jornal diário e um semanário, a rotina de trabalho do profissional da área, a relação de diversas mídias, entre outros. “O jornalista tem que ser versátil. É você que cobre a pauta, tira fotografias e revisa o seu texto”, comenta. 

Vários exemplares do Jornal Ipanema foram distribuídos. Enquanto os alunos folheavam o impresso, o palestrante explicava sobre elementos de diagramação, para mostrar na prática a estrutura de um jornal. O editor também disse aos alunos que algumas mudanças no projeto gráfico estão por vir. “Recentemente, estamos usando uma tipologia (fonte) nova e, em breve, repaginaremos o design do Jornal Ipanema”, informa.  

A busca pelo aperfeiçoamento e aprendizado constante também foram temas pautados na palestra. “Com o tempo, o olhar do jornalista muda, e passamos a enxergar pauta em tudo. Se vocês prestarem atenção, uma conversa de ônibus pode gerar uma idéia para uma reportagem de comportamento”, diz. 

Jornal Ipanema – O impresso surgiu em abril de 2001 e integra a Rede Ipanema Sistema de Comunicação. O formato tablóide, semelhante ao de uma revista, e as matérias pautadas no interesse do leitor, o tornaram popular com o tempo. Com uma tiragem de 28 mil exemplares, o jornal semanal ganhou credibilidade com os anos e atualmente é o veículo impresso com a maior cobertura social da região de Sorocaba. Em novembro de 2010, a direção do Sistema Ipanema de Comunicação e a Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJor) da Uniso firmaram um convênio de colaboração, no qual a produção dos estudantes passou a ser veiculada pelo veículos que compõem o grupo. 

A passagem pelos 10 anos do Jornal Ipanema rendeu homenagens do curso de Jornalismo da Uniso. Ainda no dia 25, o reitor da universidade, professor Fernando Del Fiol entregou uma placa a Urbano Martins, que representou os diretores Juliana e Francisco Pagliato.

Rafael Morais (AgênciaJor/Uniso)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Casas ganham cores pelas mãos de alunos da Uniso

|0 comentários
São Roque
Alunas de Design de Interiores (Foto por: Jomar Bellini /AgênciaJor/Uniso)

Estudantes dos cursos de Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, da Universidade de Sorocaba (Uniso), participaram, neste domingo, 23, da edição São Roque do projeto “Tudo de corpara você”, desenvolvido pela empresa Akzo Nobel, detentora das marcas de tintas Coral e Sparlack. Os alunos colaboraram na revitalização da fachada de 150 casas na rua Santa Quitéria, uma das mais antigas do município.

A ação reuniu cerca de 100 pessoas, entre alunos de universidades, funcionários da Prefeitura de São Roque e da Akzo Nobel. Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Graziele Oliveira, a participação dos alunos se destaca pelo envolvimento com a comunidade e com a manutenção e conservação do patrimônio urbano. “É a experiência que eles estão tendo fora de sala de aula”, pontuou. Essa experiência, segundo a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Danúbia Guimarães, tem tudo a ver com cores. “Eu gosto de pintura, agrega bastante para mim”, explica Danúbia, que também é artista plástica. “Nunca peguei na tinta para pintar alguma coisa. Para ser arquiteto tem que colocar a mão na massa”, afirma Daniele Catini, também estudante de Arquitetura e Urbanismo.

A coordenadora do projeto em São Roque, a arquiteta Iara Moral, conta que a cidade convenceu a empresa a realizar essa edição do projeto devido aos pontos turísticos do município e pela importância da rua Santa Quitéria. São Roque conta também com uma unidade de produção do grupo Akzo Nobel. "A rua é uma das principais entradas da cidade e era uma das mais feias também". O programa “Tudo de cor para você” já passou por vários lugares do país, como o bairro do Bexiga, emSão Paulo; o Pelourinho, na capital baiana; a cidade histórica de Ouro Preto; e a Comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro. Tem como objetivo valorizar espaços e fortalecer os laços dos moradores com o local.

E foi assim para o autônomo Antonio Pinto Rosa Filho, morador há 60 anos da rua Santa Quitéria. A alegria de ver o branco da fachada da casa se transformar em amarelo vivo estava visível em seus olhos e sorrisos. “Vai ficar bonito”, repetia enquanto acompanhava o trabalho dos voluntários. 

Mais fotos (clique para ampliar)


 Texto: Eric Mantuan / Fotos: Jomar Bellini /AgênciaJor-Uniso

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Encontro de Comunicação reúne áreas

|0 comentários
 
O Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação da Uniso reúne os estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, entre os dias 25 e 28, com várias atividades pelo Campus Cidade Universitária. Paralelo ao evento, acontecem a Semana de Relações Públicas, a Semana de Jornalismo Uniso e Associação Sorocabana de Imprensa (ASI) e o Painel Publicitário, com palestras e oficinas que envolvem o mercado de trabalho e prática profissional.
 
Na abertura do encontro, dia 25 (terça-feira), o curso de Jornalismo faz uma homenagem aos 10 anos do Jornal Ipanema, parceiro da Agência Experimental de Jornalismo (AgênciaJor) da Uniso. A mesa redonda sobre “Comunicação Integrada”, com participação de profissionais das três áreas, aborda a ação conjunta em planejamento de comunicação. Também no dia 25, na Biblioteca Central, está programada a abertura da 3ª Exposição “As Imagens do Cruzeiro Resplandecem”, uma produção dos repórteres fotográficos do jornal Cruzeiro do Sul.
 
Entre os dias 25 e 28, das 8h às 10h, o curso de Jornalismo oferece oficinas em Mídia Impressa, Mídia Eletrônica, Assessoria de Imprensa e Elementos Gráficos. No dia 26 (quarta-feira), palestra sobre “Telejornalismo Regional”, como Honório Jacometto, repórter da TV TEM. No dia 27 (quinta-feira), o tema será “Jornalismo Impresso Diário”, com Marcel Stefano, editor de Economia do jornal Cruzeiro do Sul.
 
O curso de Relações Públicas promove, no dia 26, das 10h às 22h30, uma campanha de formação de opinião com diversas ações voltadas aos funcionários, professores e alunos da Uniso, com o tema “Relações Públicas. Você sabia?”. No dia 27, a partir das 18h30, o curso realiza um Happy Hour de network voltado a empresários, profissionais de marketing, recursos humanos e imprensa, no Spasso Vemar, na rua Antônio Fernandes, 175, Jardim Gonçalves.
 
Em Publicidade e Propaganda, o Painel Publicitário traz, no dia 26, às 8h, profissionais da área para debater o tema “Atendimento em agência e veículo e Planejamento em agência”. E às 19h, o tema “Mídias Sociais - estratégias de conteúdo e seeding - e Estratégias Digitais e Criação de Aplicativos”. No dia 27, os temas serão “Produção Gráfica em agência e Criação Publicitária”, às 8h, e “Roteiro e direção de vídeos publicitários e Produção de vídeos publicitários (apresentação de case premiado)”, às 19h. No dia 28 (sexta-feira), às 8h, o debate será sobre “Mídia em agência, Mídias Sociais e Estratégias Digitais”, e às 19h, apresentação da Mostra de Filmes “Dia Internacional da Animação”.
 
O encerramento do Encontro de Comunicação acontece no dia 28, no Auditório Central, com a indicação do tema para o 1° Congresso de Comunicação da Uniso, a ser realizado em 2012.
 
Mais informações pelo telefone 2101-7056.
 
AgênciaJor/Uniso

Confira os cartazes:
(Clique para ampliar)

 
cartaz programaconvite encon preconvite RPpainel publicitario

 
Confira a Programação:

Dia 25/10 (terça-feira) 8h às 10h – Bloco B –Sala 108 – Oficinas de Jornalismo

Meios Impressos
 
  • Urbano Martins (Diretor de Redação do Jornal Ipanema/Radio Jovem Pan/Portal Ipanema)
  • Daniela Alessandra Custódio – (Chefe de Reportagem do jornal Diário de Sorocaba)
  • Eduardo Santinon – (Editor do Jornal Cruzeiro do Sul)
 
19h – Visita ao Parque Gráfico do Jornal Cruzeiro do Sul – Prof. Julio Cesar Gonçalves/ Alunos do 2° período

19h – Biblioteca Central - Abertura da 3ª Exposição “As Imagens do Cruzeiro Resplandecem” (Produção dos repórteres fotográficos do Jornal Cruzeiro do Sul)

19h30 - Auditório Central – Abertura Solene do Encontro Preparatório para o Congresso de Comunicação da Uniso.

19h45 – Homenagem aos 10 anos do Jornal Ipanema.

20h – Mesa redonda sobre Comunicação Integrada com profissionais de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Jornalismo - Prof. Dr. Laan Mendes de Barros (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP) Mediador: Lincoln Salazar – Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Sorocaba.
 
Dia 26/10 (quarta-feira)

8h às 10h – Bloco B –Sala 108 - Oficinas de Jornalismo

Meios Eletrônicos
  • Online - Jonatas Rosa (Editor do Portal Ipanema)
  • Rádio - Lucas Pedroso (Editor-apresentador do Jornal da Band)
  • TV - Carla Monte Rey e Cìntia Gasques (Editoras-apresentadoras da TV Sorocaba/SBT)

 

8h às 11h – Auditório A – “Painel Publicitário” apresentando Mesa Redonda com profissionais do mercado publicitário discutindo os temas: Atendimento em agência e veículo, Planejamento em agência.


10h às 22h – Bloco B Sala 104B – Palestra “Relações Públicas. Você sabia?” para funcionários, professores e alunos da Uniso.
 
18h30 às 22h30 – Campus Cidade Universitária –Ação de Interação “Relações Públicas. Você Sabia?”.
 
19h30 – Auditório D – Palestra “Telejornalismo regional” – Honório Jacometto (Repórter da TV TEM/Sorocaba).
 
19h30 às 22h - Auditório A – “Painel Publicitário” apresentando Mesa Redonda com profissionais do mercado publicitário com os temas: Mídias Sociais - estratégias de conteúdo e seeding - e Estratégias Digitais e Criação de Aplicativos.
 
Dia 27/10 (quinta-feira)
 
8h às 10h – Bloco B –Sala 108 - Oficinas de Jornalismo
 
Assessoria de Imprensa
  • Sandra Vergili (Vergili Assessoria de Imprensa)
  • Renato Monteiro (Presidente da Associação Sorocaba de Imprensa)
  • Lincoln Salazar (Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba)

 

8h às 11h - Auditório A – “Painel Publicitário” apresentando Mesa Redonda com profissionais do mercado publicitário discutindo temas sobre Produção Gráfica em agência e Criação Publicitária.
 
18h30 – Relações Públicas - Happy Hour de network - Encontro com empresários, profissionais de marketing, recursos humanos e imprensa, no Spasso Vemar, na rua Antônio Fernandes, 175, Jardim Gonçalves.
 
19h30 – Auditório D – Palestra “Jornalismo Impresso Diário” – Marcel Stefano (Editor do jornal Cruzeiro do Sul).
 
19h30 às 22h - Auditório A – “Painel Publicitário” apresentando Mesa Redonda com profissionais do mercado publicitário discutindo os temas: Roteiro e direção de vídeos publicitários e Produção de vídeos publicitários (apresentação de case premiado).
 
Dia 28/10 (sexta-feira)
 
8h às 10h – Bloco B –Sala 108 – Oficinas de Jornalismo
 
Elementos Gráficos
 
  • Daniel Guedes (Paginação)
  • Aldo Valério da Silva (Editor de Fotografia/Jornal Cruzeiro do Sul) e Pedro Negrão (Repórter Fotográfico/Jornal Cruzeiro do Sul)
  • Jorge Palu Garcia (Tratamento de Imagem)

 

8h às 11h - Auditório Central – “Painel Publicitário” apresentando Mesa Redonda com profissionais do mercado publicitário sobre os temas: Mídia em agência, Mídias Sociais e Estratégias Digitais.

 
19h30 às 20h30 - Auditório A – “Painel Publicitário” apresentando a Mostra de filmes: “Dia Internacional da Animação”.
 
19h30 – Auditório Central - Encerramento do Encontro Preparatório: apresentação do tema central do 1º Congresso de Comunicação da Uniso.

Academia Sorocabana de Letras inaugura sede com Semana Literária

|0 comentários


A Semana Literária Carlos Drummond de Andrade, que acontece de 25 a 31 de outubro, na Casa 52, traz palestras, exposições e discussões aos participantes. Os eventos, gratuitos, marcam a inauguração da sede da Academia Sorocabana de Letras (ASL), espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Sorocaba e coordenado pela professora Myrna Ely Atalla Senise da Silva.

De 25 a 28 de outubro, das 9h às 10h30, haverá uma visita monitorada à casa, com mostras de Cecília Meirelles, Quixote de Cervantes, Celso Portinari e Carlos Drummond de Andrade, além de leitura de poemas, contos e crônicas. Nos mesmos dias, das 17h às 18h30, será realizado um Happy Hour.

No dia 25, às 14h, os professores Nelson Fonseca Neto e Myrna Atalla Senise ministrarão a palestra “Língua Portuguesa: Somos Gatos”. Às 19h, as atividades prosseguem com a palestra “Agoridade na Poesia em Língua Portuguesa: alguns casos”, com o literato E.M. de Melo e Castro e apresentação da professora Maria Virgilia Frota Guariglia.

No dia 26, às 14h, o público está convidado a participar de uma discussão sobre a obra de Monteiro Lobato. Às 19h, a professora Nancy Kaplan ministrará a palestra “Deixai toda a esperança vós que entrais”, que trata da obra Divina Comédia, de Dante Alighieri

No dia 27, às 14h, o professor Paulo Schettino ministrará um workshop que alterna palestras e filmes, sobre a obra “A História Imortal”, livro de Karen Blixen e sua versão cinematográfica dirigida por Orson Welles. Às 19h, uma palestra sobre o livro “Poemas escritos na Índia”, de Cecília Meireles, será ministrada pelo professor Fernando Segolin, com apresentação da professora Maria Virgilia Frota Guariglia.

No dia 28, às 14h, o professor Nelson Fonseca Neto ministrará a palestra “Rubem Fonseca e a violência urbana brasileira”. Às 19h, a palestra “Havana: de Gôngora ao Bongô ou o Corpo do Outro”, será ministrada pelo professor Amálio Pinheiro, com apresentação da professora Maria Virgilia Frota Guariglia.

A Semana Literária da ASL também oferece atividades na Biblioteca Municipal Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury (Rua da Penha 673), no dia 29, às 10h, com o Grupo Entre Amigos, que fará uma homenagem ao centenário de Mário Lago, Nelson Cavaquinho e Assis Valente. No mesmo dia, às 14h, a palestra “Tarô: permanência e difusão das imagens antigas e medievais”, será apresentada pela professora Nancy Kaplan.

No dia 30, às 15h, o grupo de chorinho Entre Amigos se apresenta na Casa 52. Para fechar a semana, no dia 31,  às 19h, a Praça Carlos Drummond de Andrade (Avenida São Paulo) será palco para o evento “Encontro com Drummond: ainda um grito de vida”, com leitura, declamação de poemas, músicas e versos e a realização do projeto “Livros Livres”, com a distribuição de obras do escritor itabirano.

A Casa 52 fica no Jardim Maylasky, Nº 52. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 2104-9229 ou 9777-2432


Rafael Morais (AgênciaJor/Uniso)

Serviço

Programação

25/10 (Local: Casa 52)

     9h às 10h30: Visita monitorada à Casa 52, entorno e às exposições:
     Mostra Cecília Meireles e o Brasil moreno
     Mostra Quixote de Cervantes, com desenhos de Celso Portinari
     Poemas de Carlos Drummond de Andrade
     Atividades variadas: contos, crônicas, textos teatrais, letras de música e tudo o que completa o universo literário

     14h às 16h30: Palestra “Lingua Portuguesa - somos gatos”, com os professores Nelson Fonseca Neto e Myrna Atalla Senise.
     A partir do texto Gatos, de Neto, será analisada a evolução no ensino da Língua Portuguesa e a importância dos literários para o desenvolvimento deste tipo de trabalho

     17 às 18h30 - Fim de tarde na Casa 52, com Happy Hour - Nico e cia.

     19h às 21h30 - Palestra “Agoridade na Poesia em Língua Portuguesa: alguns casos”, com os professores E. M. de Melo e Castro, com apresentação da professora Maria Virgilia Frota Guariglia.
     Na palestra, o autor lerá e interpretará poemas de autores portugueses e brasileiros


26/10 (Local: Casa 52)

     9h às 10h30: Visita monitorada à Casa 52, entorno e às exposições:
     Mostra Cecília Meireles e o Brasil moreno
     Mostra Quixote de Cervantes, com desenhos de Celso Portinari
     Poemas de Carlos Drummond de Andrade
     Atividades variadas: contos, crônicas, textos teatrais, letras de música e tudo o que completa o universo literário

     14h às 16h30: Discussão aberta: O Polêmico Monteiro Lobato
     Um debate acerca de suas obras e personagens

     17 às 18h30 - Fim de tarde na Casa 52, com Happy Hour - Nico e cia.

     19h às 21h30 - Palestra “Deixai toda a esperança vós que entrais”, com a professora Nancy Kaplan.
     A palestra aborda a questão da concepção do inferno da obra “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri.

27/10 (Local: Casa 52)

     9h às 10h30: Visita monitorada à Casa 52, entorno e às exposições:
     Mostra Cecília Meireles e o Brasil moreno
     Mostra Quixote de Cervantes, com desenhos de Celso Portinari
     Poemas de Carlos Drummond de Andrade
     Atividades variadas: contos, crônicas, textos teatrais, letras de música e tudo o que completa o universo literário

     14h às 16h30: Palestra e filme “Literatura e Cinema - Concretude e Abstração em ‘A História Imortal’, de Blixen/Dinesen e Welles”, com Paulo Schettino.
     Isak Dinesen é o pseudônimo da escritora dinamarquesa Karen Blixen. Após o suceso do filme “A Festa de Babette”, sua versão literária foi difundida em todo o mundo, e foram feitas outras adaptações de seus livros. A palestra debaterá a obra “A História Imortal” e o filme homônimo, realizado pelo cineasta Orson Welles

     17 às 18h30 - Fim de tarde na Casa 52, com Happy Hour - Nico e cia.

     19h às 21h30 - Palestra “Cecília Meirelles na ìndia: diário de uma turista aprendiz. A ìndia Sinestésica e feminina de Cecília Meireles”, com o professor Fernando Segolin  apresentação da professora Maria Virgilia Frota Guariglia.
     A palestra propõe uma análise da obra “Poemas escritos na ìndia” e as metáforas que a compõem

28/10 (Local: Casa 52)

     9h às 10h30: Visita monitorada à Casa 52, entorno e às exposições:
     Mostra Cecília Meireles e o Brasil moreno
     Mostra Quixote de Cervantes, com desenhos de Celso Portinari
     Poemas de Carlos Drummond de Andrade
     Atividades variadas: contos, crônicas, textos teatrais, letras de música e tudo o que completa o universo literário

     14h às 16h30: Palestra “Rubem Fonseca e a violência urbana brasileira”, com o professor Nelson Fonseca Neto.
     A proposta da palestra é mostrar que a influência de Rubem Fonseca é fundamental para os que querem se aprofundar na literatura

     17 às 18h30 - Fim de tarde na Casa 52, com Happy Hour - Nico e cia.

     19h às 21h30 -  “Havana: de Gôngora ao Bongô ou O corpo do outro: mosaicos mestiços”, com o professor Amálio Pinheiro e apresentação da Professora  Maria Virgilia  Frota Guariglia

29/10 (Local: Biblioteca Infantil Municipal)

     10h às 12h - Homenagem aos 100 Anos de Mário Lago, Nelson Cavaquinho e Assis Valente com o Grupo Entre Amigos

     14h às 16h30 - Palestra “Tarô: permanência e difusão de imagens antigas e medievais”, com a professora Nancy Kaplan

30/10 (Local: Casa 52)

     15h - Tarde de música com o Grupo Entre Amigos

31/10 (Local: Praça Carlos Drummond de Andrade - Avenida São Paulo)

     19h - Encontro com Drummond: ainda um grito de vida
     Leitura, declamação de poemas, músicas e versos de Drummond.
     Participação no movimento Livros Livres, com distribuição de livros de Drummond
     A Academia Sorocabana de Letras marca um reencontro com o público para sugerir leituras para o dia 31 de outubro de 2012, em comemoração aos 110 anos do poeta
Locais

     Casa 52 - Jardim Maylasky, Nº 52
     Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury - Rua da Penha, 673

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estudante da Uniso concorre a primeiro lugar em Fotojornalismo

|0 comentários
Prêmio ASI/SCHAEFFLER de Direitos Humanos
Marianna Barreto

A estudante Marianna Barreto, do 7° período de Jornalismo, está entre as finalistas do 11° Prêmio Jornalístico ASI/SCHAEFFLER GROUP de Direitos Humanos, na categoria Fotojornalismo. As fotos foram feitas em 21 de agosto , na 6ª Parada do Orgulho Gay de Sorocaba e Região, e foram publicadas em 22 de agosto, pelo Portal Ipanema, que integra a Rede Sistema Ipanema (em conjunto com o Jornal Ipanema e Radio Jovem Pan). 

Marianna, que foi bolsista da Agência Experimental de Jornalismo, ingressou como estagiária no Portal Ipanema em junho passado. Segundo o editor do Portal, o jornalista Jonatas Rosa, Marianna, apesar de ainda estudante, concorre na categoria profissional ao troféu “Álvaro Zalla”, ao lado Assis Cavalcante (Bom Dia) e Erick Pinheiro (Cruzeiro do Sul). 

Além da premiação em dinheiro e troféu, o vencedor de cada uma das cinco categorias – rádio, tv, impresso, foto e reportagem cinematográfica – concorre ao prêmio especial “Tim Lopes”, homenagem ao jornalista assassinado por traficantes no Rio de Janeiro. 

Instituído, em 2001, pela Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), o prêmio jornalístico foi inspirado no Prêmio Jornalístico “Vladimir Herzog” – de Anistia e Direitos Humanos, criado para homenagear o jornalista morto nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo. 

Em todas as categorias, os três primeiros colocados receberão troféus e prêmios em dinheiro: R$ 800 (3º lugar), R$ 1.200 (2º lugar) e R$ 2 mil (1º lugar). A cerimônia de premiação dos melhores trabalhos será em 4 de novembro, às 19h, em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba. 

AgênciaJor/Uniso 

Confira os finalistas: 

Jornalismo Impresso ou Eletrônico – Troféu “Vitor Cioffi de Luca”: Estela Casagrande, Regina Helena Santos e Simone Sanches (todas do Cruzeiro do Sul); 

Fotojornalismo – Troféu “Álvaro Zalla”: Assis Cavalcante (Bom Dia), Erick Pinheiro (Cruzeiro do Sul) e Marianna Barreto (Pornal Ipanema); 

Telejornalismo – Troféu “Marcos César”: Honório Jacometto (TV Tem), Mayara Cruz (TV Votorantim) e Thiago Ariosi (TV Tem); 

Reportagem Cinematográfica – Troféu “Freitas Júnior”: Cosmo Avelino, Ebert Leme e Marcos Pinguim (todos da TV Tem); 

Radiojornalismo – Troféu “Ulderico Amêndola”: Adriana Fratini (Band FM), Luciana Lopez e Neide Barbosa (ambas da Jovem Pan).