terça-feira, 14 de junho de 2011

Espiritualidade é abordada em palestra na Uniso

|0 comentários
Professor Aldo Vannucchi durante a palestra sobre Espiritualidade para o grupo da Terceira Idade. (Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

“A religião é uma forma espiritualizada, a espiritualidade é simplesmente o respirar da alma. É nos recolhermos à nossa vida interior”. Assim descreveu o professor Aldo Vannucchi, em palestra promovida pelo grupo da Terceira Idade na manhã da última sexta (10).

Durante o evento, o ex-reitor da UNISO interagiu com o público presente falando sobre as necessidades do nosso corpo, nunca deixando de lado a nossa porção espiritual. Também foram abordadas a inspiração de Deus nas nossas vidas, a capacidade do ser humano em transformar a cultura e a natureza, e a diferença entre religião e espiritualidade.

Segundo Aldo, a palestra teve o objetivo de nos despertar para o cultivo da espiritualidade. “É importante nos aprofundarmos na essência da vida humana, não somos apenas corpo”, completa.

“Gostei muito desta palestra. A espiritualidade vai além da religião. Não há só religião, há também a vivência”, diz Terezinha Ferreira Lima, 59. Para Rita de Cássia Coelho, 71, foi uma ótima palestra que “proporcionou maior conhecimento sobre a nossa espiritualidade”.

“Sempre temos algumas dúvidas e, hoje, pudemos esclarecer muitas coisas fundamentais para nossas vidas”, completa.

Além da palestra, o grupo responsável pela Terceira Idade também apresentou os cursos que serão ministrados no segundo semestre deste ano: Informática (Introdução a Informática, Internet, Word, Power Point, Movie Maker e Redes Sociais), Idiomas (Inglês, Francês, Italiano e Espanhol), Estímulos Corporais (Dança de Salão, Tai Chi Chuan, Dança e Alongamento, Yoga, Vivências Corporais e Qualidade de Vida e Atividades Físicas Personalizadas) e também sobre como ter uma Memória e Envelhecimento Saudáveis, Coral, Teatro, Fotografia Digital, Neurolinguistica e Escrita e Oralidade.

Os interessados devem ter mais de 50 anos e serem alfabetizados. Pessoas com mais de 60 anos têm prioridade nas inscrições para as vagas oferecidas.
Para os alunos que frequentaram os cursos do primeiro semestre, as inscrições vão dos dias 13 a 17 de junho e, para o público em geral, vão de 20 a 30 de junho, devendo ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 17h, no Campus Seminário (Av. Eugênio Salerno, 100, Santa Terezinha).

Mais informações pelo telefone 2101-4061 ou pelo e-mail: 3idade@uniso.br

Marianna Barreto (AgênciaJor / UNISO)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Jornalismo literário e transmissões esportivas radiofônicas estão na penúltima noite de pré-bancas

|0 comentários
Os professores Raul Araújo, Andrea Sanhudo, Katy Nassar e Maria Cristina Gobbi, co-orientadora de  um dos projetos apresentados. (Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)

Os trabalhos “Jornalismo Literário-Cultural: Um estudo do caderno Mais Cruzeiro” e “A comparação dos modelos brasileiros e espanhol de transmissão esportiva de rádio das emissoras Cope e Estadão/ESPN” foram avaliados ontem, na penúltima noite de apresentação das pré-bancas de jornalismo do 5º semestre.

Os alunos Jomar Bellini e Eric Mantuan durante a apresentação da pré-banca sobre  "Jornalismo Literário-Cultural: Um estudo do caderno Mais Cruzeiro". (Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

O primeiro trabalho da noite foi uma análise do caderno Mais Cruzeiro, do Cruzeiro do Sul, que nasceu em 1983 como suplemento semanal de grandes reportagens e, hoje, circula como a editoria de cultura do jornal. “Queremos verificar se o jornalismo literário, que se caracteriza pela utilização de ferramentas da literatura, como diálogos e descrições detalhadas, foi deixado de lado pelo caderno em privilégio do gênero informativo, e de que forma o jornalismo cultural foi conduzido nesses 27 anos de publicação”, explicaram Eric Mantuan e Jomar Bellini. A banca teve a participação da Profª. Drª. Maria Cristina Gobbi, co-orientadora do projeto.

A segunda pré-banca da noite também contou com a presença do co-orientador do projeto, Osvando de Morais. (Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

Na sequência, Guilherme Giavoni teceu uma comparação das transmissões esportivas da Rádio Estadão/ESPN (antiga Eldorado) e o programa Tiempo de Juego, da Cadena COPE, da Espanha. A transmissão espanhola se caracteriza por um sistema de carrossel, onde cada jogo tem determinado espaço de tempo na transmissão. “É um sistema inédito no Brasil”, explicou Giavoni, que teve o Prof. Dr. Osvando de Morais como co-orientador.

O aluno Guilherme Giavoni durante a apresentação de sua pré-banca sobre "A comparação dos modelos brasileiros e espanhol de transmissão esportiva de rádio das emissoras Cope e Estadão/ESPN". (Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)

As bancas, presididas pela Profª. Drª. Katy Nassar e pelos respectivos co-orientadores dos trabalhos, tiveram a participação dos Prof. Ms. Andréa Sanhudo e Raul Araújo. Na semana que vem, acontece a última apresentação do calendário do 5º semestre.

Eric Mantuan (AgênciaJor / Uniso)

Nova diretoria assume C.A. de Jornalismo

|0 comentários
Novos membros do Centro Acadêmico de Jornalismo da UNISO assumem seus cargos na terça-feira, 7.
(Foto por Marianna Barreto / AgênciaJor/ Uniso)

Aconteceu nesta terça-feira, 7, a posse da nova diretoria do Centro Acadêmico de Jornalismo. A cerimônia foi realizada na Reitoria da Universidade, às 21h.

Estiveram presentes o Reitor, professor Fernando de Sá Del Fiol, o professor Ms. Fernando Negrão e convidados.

A antiga diretoria cumpriu mandato até maio deste ano. A nova, foi eleita por aclamação:

Presidente: Guilherme Maganhato, 3º Período
Vice-presidente: Thiago Consiglio, 7º período
Secretário geral: Marcela Rodrigues 7º período
Tesoureiro geral: Carlos Vinicius Antunes Rufini, 3º Período
Diretor de comunicação: Matheus Dantas RA 1º período
Diretor de profissionalização e mercado: Ângela Exner 1º período
Diretor de ensino, pesquisa e extensão: Karina Rinaldi 5º período
Diretor de Eventos: Marcelo Almeida Júnior, 3º Período
Diretor de Esportes: Pedro Henrique de Barros Girão, 3º Período
Diretor de Campanhas: Fernando Cesar de Mello, 3º Período
Diretor Vogal: Lívia Martin Granato, 3º Período

(Assecom Uniso | Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Esporte e moda são temas de pré-bancas de Jornalismo

|0 comentários
Os professores Patrícia Ribeiro, Walter de Luca e Fernando Negrão durante as pré-bancas do 5º semestre de Jornalismo. (Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

Os trabalhos “Jornalismo esportivo sorocabano: Uma análise das coberturas do jornal Cruzeiro do Sul nos acessos do Esporte Clube São Bento à elite do futebol paulista” e “Jornalismo de moda na revista Elle: Um estudo sobre as influências da publicidade nas matérias jornalística” foram apresentados na noite de ontem, dentro da programação das pré-bancas do 5º semestre de Jornalismo.

A aluna Marianna Barreto apresentando seu projeto sobre "Jornalismo Esportivo Sorocabano: Uma análise das coberturas do jornal Cruzeiro do Sul nos acessos do Esporte Clube São Bento à elite do futebol paulista". (Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)

O trabalho realizado pela aluna Marianna Barreto vai comparar as coberturas realizadas pelo Cruzeiro do Sul nos dois acessos beneditinos à divisão de elite do Campeonato Paulista, em 1962/63 e 2005, com o objetivo de identificar as diferenças de linguagem contidas nas matérias. “Há 50 anos, as matérias eram mais opinativas e sequer havia o lead (regra jornalística que prevê a abordagem dos assuntos principais da reportagem logo em seu início)”, pondera.

As alunas Graziele Lima, Fernanda Sala e Joyce Marques durante a apresentação do projeto "Jornalismo de moda na revista Elle: Um estudo sobre as influências da publicidade nas matérias jornalísticas". (Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)

Na sequência, o projeto de Fernanda Cristina Sala, Graziele Rosana de Lima e Joyce Franciny Marques Pintor estudou a revista Elle. “Nós pretendemos analisar de que maneira a publicidade se faz presente nos textos jornalísticos de todo o conteúdo da parte Elle Fashion e Elle Moda da revista Elle Brasil”, detalharam as autoras.

As bancas foram presididas pelo Profª Dr. Walter de Luca e compostas pelos Prof. Ms. Fernando Negrão e Patrícia Ribeiro. Quina-feira (9), na penúltima noite de apresentação das pré-bancas, serão avaliados os projetos “Jornalismo Literário-Cultural: Um estudo do caderno Mais Cruzeiro”, às 19h30, e “A comparação dos modelos brasileiros e espanhol de transmissão esportiva de rádio das emissoras Cope e Estadão/ESPN”, às 21h, na sala 105A do Bloco A.

Eric Mantuan (AgênciaJor / Uniso)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Buffet europeu é tema de evento de Gastronomia

|0 comentários
Alunos do 3º período de Gastronomia durante o Buffet Europeu. (Por Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

A gastronomia européia foi tema do evento promovido pelos estudantes do curso de Gastronomia, nesta terça-feira, 7, com destaque para os países Hungria, Holanda, Espanha e Portugal.


AgênciaJor / Uniso

Bancas de jornalismo abordam desastres naturais e música

|0 comentários
Os professores Raul Araújo, Katy Nassar e Andrea Sanhudo durante as  pré-bancas (Por Cristina Tolêdo / AgênciaJor / Uniso)

As bancas dos pré-projetos do 5º semestre de Jornalismo avaliaram na noite de ontem os trabalhos “Diferenças de cobertura das revistas Veja e Carta Capital no tema desastres naturais” e “Rock and Roll: Abordagem do gênero nas mídias impressas”. As apresentações prosseguem até o dia 09.

Andressa Moreno, Veronica Viudes, Rafael Negro, Tamara Araújo, Marina Costa, Carol Lacerda e Rafael Morais durante a apresentação de sua pré-banca sobre "Diferenças de cobertura das revistas Veja e CartaCapital no tema Desastres Naturais". (Por Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

O trabalho realizado pelos alunos Andressa Fernanda Moreno, Carolina Faria Lacerda, Rafael Morais Vieira da Silva, Rafael Soares Leite Negro, Tamara Cristine de Araújo e Verônica Delbel Viubes abordou as diferenças encontradas na cobertura dos desastres ocasionados pelas fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro realizada pelas revistas Veja e CartaCapital. “Os desastres naturais estão aumentando no Brasil; em 2010 foram 230 mil vítimas, três vezes mais que 2009″, justificam os autores.

Marcel Marques e Alana Luísa durante a apresentação da pré-banca sobre  "Rock and Roll: Abordagem do gênero nas  mídias impressas". (Por Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

No segundo horário, o projeto de Marcel Marques e Alana Luísa tratou de como os meios de comunicação abordam o Rock and Roll, através de uma análise dos gêneros, elementos ilustrativos e escolha das pautas realizadas pelos jornais Cruzeiro do Sul, Bom Dia, Diário de Sorocaba, Folha de S.Paulo e O Globo.

As bancas foram presididas pela Profª Drª. Katy Nassar e compostas pelos Prof. Ms. Andréa Sanhudo e José Raul Araújo. Hoje (09), serão apresentados os projetos “Jornalismo esportivo sorocabano: Uma análise das coberturas do jornal Cruzeiro do Sul nos acessos do Esporte Clube São Bento à elite do futebol paulista”, às 19h30, e “Jornalismo de moda na revista Elle: Um estudo sobre as influências da publicidade nas matérias jornalísticas”, às 21h, na sala 105A do Bloco A.

Eric Mantuan (AgênciaJor / Uniso)

Alunos de mestrado e doutorado em Educação debatem pesquisas

|0 comentários
I Seminário de Pesquisa em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). (AgênciaJor / UNISO)

O I Seminário de Pesquisa em Educação apresentou, nesta terça-feira, 17 pesquisas que estão sendo desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), por mestrandos e doutorandos. 

De acordo com o professor José Dias Sobrinho, da linha de pesquisa em Ensino Superior do PPGE, o objetivo do encontro foi promover a interação entre os pesquisadores e uma troca de experiência, despertando o senso crítico, sem tirar o foco escolhido pelo aluno e pelo orientador.

Para o mestrando José Francisco de Souza Junior, a participação no encontro foi importante pela contribuição de outros olhares a sua pesquisa. “Ficamos muito focados, e temos uma visão diferente do nosso trabalho. As contribuições de professores e colegas nos dão outras perspectivas. Acho que o seminário deveria acontecer mais de uma vez por ano”, afirma.

“Como a maioria das pesquisas ainda não passou por aprovação em banca, o seminário é uma forma de outro leitor, que não o orientador, fazer uma análise do trabalho do pesquisador”, declara o professor Wilson Sandano, coordenador PPGE.

Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação pelo e-mail ppge@uniso.br.

(Andréa Vaz / AgênciaJor / UNISO | Colaboração – Isabel Vieira e Vanessa Michelin / AgênciaJor / UNISO)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Estudantes de Gastronomia promovem brunch

|0 comentários
Os alunos fizeram pães e doces, e a decoração também foi por conta deles. (Por Paulo Ianaconi / AgênciaJor / Uniso)

Alunos do primeiro período de Gastronomia organizaram, na tarde desta segunda-feira, 6, um “brunch” (refeição de origem americana que combina café da manhã com almoço), como atividade do componente
curricular “Panificação”, ministrada pela professora Maria Ângela Severino.

No evento, os estudantes montaram mesas para que os convidados, amigos e familiares, pudessem conhecer e degustar os pratos desenvolvidos no Laboratório de Gastronomia. “Todas as produções foram guardadas e congeladas para serem finalizadas e servidas nas mesas montadas pelos próprios alunos”, explica a professora.

O tema foi brunch no campo. (Por Paulo Ianaconi / AgênciaJor / Uniso)

Além dos pães e doces de diversos tipos, o evento também contou com bebidas, como café, chá de frutas, chocolate quente. O “brunch” foi uma oportunidade para que os alunos pudessem entender como se organiza um evento, bem como cozinhar para um grande número de pessoas. “O resultado desse projeto foi satisfatório, pois foi tudo feito pelas nossas próprias mãos”, comenta a estudante Fernanda Bernardo.

Isabel Vieira (AgênciaJor / Uniso)

Uniso: encontro reúne pesquisadores em Educação

|0 comentários
A pesquisadora em educação, Giane Aparecida Sales Silva Mota, ministrou a palestra sobre "Devir-criança em face da Biopolítica". (Por Marianna Barreto/ AgênciaJor / Uniso)

O I Seminário de Pesquisa em Educação (SEPED), com início nesta segunda-feira, 6, no Câmpus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso), abordou temas do cotidiano escolar, universitário e questões da pesquisa acadêmica, sua estrutura e importância.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade, o evento abriu com a palestra “A pesquisa em Educação”, ministrada pela professora e doutora em Educação, Jane Soares de Almeida.

A professora falou sobre a relação da pesquisa com a educação e ressaltou a importância de educadores atualizados. “O processo de conhecimento tem avançado. Tem havido muita produção na área de educação, nas várias interfaces com a história, sociologia, filosofia. Ao aperfeiçoar esse conhecimento individual, ele multiplica no coletivo. É multidimensional”, explica Jane Soares.

Com o objetivo de criar oportunidade de interação e intercâmbios acadêmicos, o evento contou também com a apresentação de vários trabalhos desenvolvidos por alunos do Programa, com temas ligados às temáticas das linhas de pesquisa: Cotidiano Escolar; Educação Superior; e História e Histografia: políticas e práticas escolares.

Para o professor e doutor em Educação, Luiz Fernando Gomes, o encontro superou as expectativas. “Nosso objetivo é divulgar as pesquisas e, para os alunos ouvintes e especiais, conhecerem melhor o programa e verem qual é o processo no qual eles vão entrar. A proposta dos alunos trazerem as suas pesquisas para serem debatidas pelos professores foi atendida. Foi muito bom”, afirma Gomes.

Keli Rocha, aluna especial do Mestrado em Educação, ressalta a importância do evento para a sua formação. “Busco entender como funciona esse universo. As linhas de pesquisa do trabalho de mestrado. A professora Jane apresentou diversos critérios de avaliação, metodologia e pesquisa. Foi fundamental para todos”.

O evento continua nesta terça-feira, 7, das 13h30min às 17h, com a apresentação de 17 trabalhos. Entre eles, estão alguns temas como: “Desligue agora esse MSN!”, “Os usos transgressores das TICS no ensino-aprendizagem de língua portuguesa” e “Reflexões sobre o conceito de qualidade na educação superior”.

Mais informações no site www.uniso.br ou na Secretaria de Pós-Graduação, pelo telefone 2101-7104.

Matéria publicada no site do Jornal Ipanema

Cristina Tolêdo (AgênciaJor / Uniso)

Continuam pré-bancas de jornalismo

|0 comentários
Os professores Patrícia Ribeiro, Walter de Luca e Fernando Negrão durante o segundo dia  de apresentações das pré-bancas. (Por Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

Os professores avaliaram, no dia 2, os trabalhos “O empreendedorismo em assessoria de imprensa” e “A cobertura do Oscar 2010 pelos veículos de comunicação on-line”. As pré-bancas prosseguem até o dia 09.

Lilian, Priscila, Ana Luísa e Cristina durante a apresentação sobre  "O empreendedorismo em assessoria de imprensa. (Por Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

O primeiro trabalho, realizado pelas alunas Ana Luísa Corrêa, Cristina Tolêdo de Almeida, Lilian Denise Sanches Casare e Priscila Fernandes da Silva, visa detectar ações empreendedoras em uma empresa de comunicação. Para os autores, existe um estereótipo de jornalista de redação como funcionário do editor ou dos donos da empresa, e por isso o trabalho busca detectar o jornalista empresário-empreendedor dono de seu próprio negócio.

Cristina, Kléber, Fernando e Débora durante a pré-banca sobre "A cobertura do Óscar em 2010 pelos veículos de comunicação on-line". (Por Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)

No segundo horário, foi avaliado o trabalho apresentado por Cristina de Almeida, Débora Carvalho, Fernando Oliveira, Henrique Barbosa e Kleber de Oliveira, que objetiva comparar a cobertura do Oscar 2010 realizada pelos jornais on-line Bom Dia, Cruzeiro do Sul e Estado de São Paulo, quanto aos gêneros predominantes no conteúdo disponibilizado (opinativo ou informativo) e a utilização de material advindo das agências de notícia.

As bancas foram presididas pelo professor Walter de Lucca, orientador, e pelos professores Andréa Sanhudo, Patrícia Ribeiro e Fernando Negrão Duarte, examinadores.

Eric Mantuan (AgênciaJor / Uniso)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dois trabalhos abrem pré-bancas de jornalismo

|0 comentários
Os professores Andrea Sanhudo, Walter de Luca e Fernando Negrão durante a apresentação das primeiras pré-bancas do curso de Jornalismo (Por Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)

Os trabalhos “O uso de estrangeirismos na revista Rolling Stone” e “O trabalho do repórter: análise do discurso dos repórteres do programa A Liga em três métodos diferentes de informação” abriram na noite de ontem (01) as pré-bancas do 5º semestre de jornalismo. Outros trabalhos serão avaliados até o dia 09.

Os alunos Luiz Fernando Antunes e Beatriz Nunes durante sua apresentação sobre "O uso do estrangeirismo na revista Rolling Stone". (Por Marianna Barreto / AgênciaJor / Uniso)

Na primeira pré-banca da noite, o trabalho discutiu a linguagem da revista Rolling Stone, composta principalmente por gírias, analogias criativas e palavras estrangeiras. Segundo os autores, Beatriz Nunes e Luiz Fernando Antunes, isso é um reflexo da globalização, que permite o contato com outros costumes de linguagem nos meios de comunicação, tendo um caráter sócio-linguístico.

O aluno Júlio Bolfer durante sua pré-banca sobre "O trabalho do repórter: análise do discurso dos repórteres do programa A Liga em três métodos diferentes de informação". (Por Jomar Bellini / AgênciaJor / Uniso)

Na sequência, Júlio Bolfer apresentou trabalho que visa diferenciar os três tipos de reportagem presentes no programa “A Liga”, da Rede Bandeirantes. São eles a simulação, quando o repórter vive a situação, permitindo um olhar de dentro do fato; a ação, quando ele investiga e procura um aspecto específico; e a observação, feita com um padrão jornalístico, com interferência através de comentários.

As bancas foram presididas pelos professor Walter de Lucca, orientador, e pelos professores Andréa Sanhudo e Fernando Negrão Duarte, examinadores. No dia 02, serão apresentados os projetos “O empreendedorismo em assessoria de imprensa”, às 19h30, e “A cobertura do Oscar 2010 pelos veículos de comunicação on-line”, às 21h, na sala 105A do Bloco B.

Eric Mantuan (AgênciaJor / Uniso)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Peça “No país da melodia” apresenta insatisfações juvenis

|0 comentários
Elenco da peça "No país da Melodia" (Ana Paula Vicente / AgênciaJor / Uniso)


Os alunos do terceiro período de Letras apresentaram, nesta terça-feira, 30, no Campus Trujillo, a peça “No país da melodia”, uma adaptação dos textos “Alice no país das maravilhas” e “Peter Pan”, coordenada pelo professor Roberto Samuel Sanches. A temática da peça foi a insatisfação com a idade e crises juvenis, além da busca de alternativas para Alice, que queria se tornar adulta e, Peter Pan, que queria continuar sempre criança.

Para o professor Roberto Samuel, que orientou e desenvolveu o projeto junto, explica que a atividade teve por objetivo promover e aperfeiçoar as interrelações humanas, sociabilidade, promover crescimento profissional e intelectual nos alunos e experiência para a vida.

O estudante Joao Paulo Hergessel, 18, que participou da adaptação das histórias, afirma ter se divertido com a produção, e acredita que o objetivo proposto foi alcançado.

Na platéia, Giovanna Stabille, 8, diz ter entendido a mensagem de Peter Pan e Alice. “Acho que é muito legal ser criança, e quando chegar o tempo espero me tornar uma adulta bem alegre”. Já para Manoel Silvino Gonçalves de Jesus, que foi assistir à apresentação da filha, destaca que a peça conseguiu exemplificar as crises juvenis pelas quais passam o ser humano, e que precisam ser bem trabalhadas e bem resolvidas, com a ajuda de pais e educadores. “Com a orientação correta, é possível administrar bem e resolver os conflitos da idade.”

Ana Paula Vicente (AgênciaJor / Uniso)